O estado de Tabasco é o de maior complexidade hidrológica do México, por ser constituído por uma ampla planície costeira que escorrem das correntes provenientes do sul do território, especificamente do México e da Guatemala. De lá vieram os dois principais rios, o Grijalva e o rio Usumacinta. Os dois rios se unem em um só, antes de tua foz; esta região constitui um extenso pantanal ou geografia, conhecida como os Pântanos de Centla, de gigantesco diversidade biológica. Desde vinte e três de outubro de 2007, o transbordamento do rio Grijalva havia causado inundações no município de Centla, onde se localiza a foz desse rio que nasce na Guatemala.
Por tua parcela, no município de Paraíso, as tempestades tinham desmoronado postes e foi necessária a evacuação dos habitantes da ilha Andrés García. As fortes chuvas ocasionadas por uma frente fria e a sua concomitantemente com a presença da tempestade tropical Noel no mar do Caribe.
Em uns ciclos, a precipitação pela bacia do Grijalva variou entre 150 e 250 mm. Chiapas, Tabasco aumentou a 1500, provocando um acrescento de mais de um metro no nível do rio Grijalva, nas Planícies de Tabasco, onde se localiza Villahermosa, capital tabasqueña. No dia seguinte, a maior parte do estado de Tabasco, que se encontrava imerso em água, sempre que que em Chiapas, as chuvas não concluídos e em Tabasco, tinha começado a chover assim como.
- Como presidente, o doutor Georg Kremmnitz, da Universidade de Viena
- dois Data das eleições
- Apoio financeiro de até 27% poupança real do gasto total da carreira universitária
- Pessoa propensa a constantes disputas; conflituosos. Ficou belo com o oficial, e isso foi para problemas
- FEF (Fórum Espanhol da Família)
As advertências sobre a probabilidade de uma inundação das magnitudes que precisa de Tabasco e Chiapas, em novembro de 2007 remontam a abundantes anos atrás. Em fevereiro de 2000, Ivan Restrepo escrevia pela Jornada que o desenvolvimento do estado de Tabasco feita à custa da destruição dos ecossistemas e os recursos naturais da entidade.
Salienta também que o sistema de regulação hidráulica da cidade de Villahermosa, havia sido substituído por centros comerciais e de infra-suporte e subdivisões urbanos. Observando por meio de imagem de satélite, o curso do rio Grijalva e seus afluentes, é patente o desmatamento excessiva das florestas pra uso pecuário e agrícola.
Um estudo de consumo de água pela área revela que um hectare de floresta consome todos os dias 289 metros cúbicos de água a cada vinte e quatro horas. Isso se traduz em um consumo de 0.003344 metros cúbicos por segundo por hectare de floresta original.