Edição De Quinta-Feira, 30 De Agosto De 1973, Página Dez

Edição De Quinta-Feira, 30 De Agosto De 1973, Página Dez 1

passado pouco tempo, renderam-se ambos criminosos, e concluía um – Jos episódios mais dramáticos da história da crimina – logía sueca. O drama em si acabou, contudo o problema continua por outros. Orgulhosos da polícia Por outros caminhos.

Quinze de novembro, Ignacio Bañuelos Laso, vendedor ambulante, morre em Bilbau. 17 de novembro, José Martínez Moreno, militar, morre em Madrid. SEQUESTRADOS POR ETA: Vinte e quatro de novembro, Adolfo Villoslada, empresário sequestrado em Pamplona, liberado oitenta e quatro dias depois. 5 Mortos últimos anos: Dez de março, Pedro Cabeças González, Guarda Civil, morre em Santiago.

Dez de março, Constantino Lima, Guarda Civil, morre em Santiago. 18 de dezembro, João José Sucino Ibáñez, Polícia nacional, morre em El Prat de Llobregat. Vinte e oito de dezembro, Isaac Rodrigo Ranilla, guarda civil, morre em Gijón. Vinte e oito de dezembro, José María Sánchez Melero, guarda civil, morre em Gijón.

47 | Matança em San Salvador (16/ novembro). O jesuíta Ignácio Ellacuría, representante da Teologia da Libertação, foi assassinado, juntamente com outros cinco sacerdotes. Assim contou a nossa repórter. O jesuíta espanhol Ignacio Ellacuría e outros 5 sacerdotes, 4 deles espanhóis e um salvadorenho, foram assassinados ontem de madrugada em San Salvador por inexplorados vestidos de uniforme militar.

Os outros sacerdotes espanhóis falecidos são Ignacio Martín Baro, vice-reitor da mesma Universidade, Segundo Montes, diretor do departamento de Direitos Humanos da UCA, como essa de Juan Ramón Moreno e Amando López, todos eles jesuítas. O jesuíta salvadorenho falecido com eles era José López e López.

  • será que Isso foi um “não”
  • quatro Fuzilamentos em massa na bandeira do General Sanjurjo da Legião
  • Non minha innamoro piú (Ill Never fall in Love Again) – Ornella Vanoni
  • Neymar: Sends multidão wild at Valdebebas
  • 13-14 horas: A Champanera

As mulheres assassinadas, ambas salvadoreñas, são Elba Julia Ramón, a cozinheira da casa religiosa, e sua filha Celina, de 15 anos. Um jesuíta que citou com testemunhas do massacre, disse que “entre 30 e quarenta homens uniformizados de militar entraram pela casa dos jesuítas, pouco depois das 3 da tarde, e dispararam a respeito de os religiosos”.

Por todo o país rege um enérgico toque de recolher que impossibilita a circulação de carros e de pessoas, durante toda a noite. Os assassinos arrastaram os sacerdotes até o jardim da residência e os executaram a sangue gelado, após torturarles.

Os cadáveres tinham as cabeças quebradas. Ignacio Ellacuría atuou várias vezes como mediador entre a guerrilha e as autoridades salvadoreñas, e realizou diversas diligências pra pacificação do país. 48 | Quando os homens saíam da terra (17/ janeiro).

E as mulheres regaban. Quantos participamos em ‘Amanhece que não é insuficiente’, de José Luis cuerda, sabíamos que era um filme especial, a atmosfera de conto de magia, que o envolvia. Todos nós nos sentimos personagens, até já os moradores de Ayna (um dos povos machegos onde foi filmado), que, inicialmente, deveriam ponderar que eram vítimas de uma câmera indiscreta. Hoje, é um clássico em que tive a sorte de trabalhar com grandes atores em estado sem custo algum. Obrigado, José Luis Corda! Por Gabino Diego, um ator.